Perspectivas Filosóficas em Informação

Pesquisadora Anna Brisola obteve o título de Doutora em Ciência da Informação

A pesquisadora do Grupo de Pesquisa Perfil-i Anna Brisola obteve recentemente o titulo de Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciância da Informação IBICT/UFRJ.

Informação sobre a tese apresentada:

Com o título: Competência Crítica em Informação como resistência à Sociedade da Desinformação sob um olhar freiriano: Diagnósticos, epstemologia e caminhos ante as distopias informacionais contemporâneas, sempre sob uma perspectiva freiriana, ante o diagnóstico da Sociedade da Desinformação, a tese defende que o caminho para lidar com a informação na contemporaneidade passa pelo pensamento crítico e pela construção, fomento e ensino da Competência Crítica em Informação (doravante CCI), de uma maneira freiriana. Levanta a necessidade da práxis da CCI para a construção da resistência aos mecanismos de manipulação, desinformação, demais distopias informacionais e para o exercício da cidadania. Postula que o ensino da competência critica em informação pode ser um caminho para resistência à Sociedade da Desinformação. Argumenta que a consciência dos mecanismos de desinformação confere resistência a eles. Diferencia e aproxima Coinfo, CCI e AMI, propondo uma complementaridade que enriquece as suas perspectivas, que não se anulam ou superam. Busca facilitar a compreensão das bases teóricas para o ensino da CCI no Brasil como resistência à Sociedade da Desinformação, na Teoria Crítica e na Pedagogia Crítica. Apresenta os mapas conceituais da Desinformação e seus mecanismos, Coinfo, CCI, Teoria Crítica e Pedagogia Crítica.  Faz uma Cartografia do estado da arte da Coinfo e da CCI no Brasil. Propõe mais duas Dimensões da CCI. Considera que o ensino de CCI é fundamental na atualidade, e imprescindível na formação dos profissionais da informação. Propõe que estudos futuros investiguem a prática do ensino da CCI em relação às distopias informacionais e à desinformação e pesquisas que adéquem e criem didáticas para o ensino de CCI.