Perspectivas Filosóficas em Informação

Defesa discente Felipe Mello 10/02 às 14h

Com o título “Das Armadilhas da Mente e da Desinformação: O pensamento crítico-reflexivo como defesa cognitiva na era da desinformação”, a dissertação questiona como a desinformação influencia a mente humana, fazendo com que o indivíduo acredite em mentiras. De mesma forma, pergunta-se o que pode ser feito para abrandar o problema da desinformação. Crê-se que a noção contemporânea de desinformação é semelhante ao conceito agostiniano de mentira, pois ambos trazem consigo a intenção do logro. A intenção do engano procura reforçar preconceitos e crenças, e presume-se que a desinformação, em seus formatos – ou manifestações – de fake news, omissão, doxxing e má-informação, são construídas com técnicas de falácias lógicas comumente usadas por negacionistas da ciência. Acredita-se ser possível atenuar o problema da desinformação por meio do incentivo ao desenvolvimento e amadurecimento do pensamento crítico-reflexivo. A competência crítica em informação surge como meio crucial para tal incentivo, pois ela preconiza a suspensão da cotidianidade, assim como estimula a prudência de pensamento e a honestidade intelectual, de modo que o indivíduo se torne capaz, não só de avaliar o mundo exterior que o cerca, com seus semelhantes, mas também como de avaliar as suas percepções internas sobre as informações que ele recebe diariamente.

A banca é composta por Marco Schneider - IBICT/UFRJ – Orientador; Lena Vânia - IBICT/UFRJ e Denise Tavares - PPGMC – UFF