Perspectivas Filosóficas em Informação

Livro do IBERCOM 2022 traz capítulo de Ana Paula Alencar e Marco Schneider

 

O livro do XVII Congresso Ibero-Americano de Comunicação 2022, intitulado Comunicação, identidades e diálogo na cidade mediatizada, foi lançado ao final de 2023 e traz um capítulo escrito pelos pesquisadores Ana Paula Alencar e Marco Schneider, integrante e líder do Grupo Perfil-i, respectivamente.

 Ana Paula é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC-UFF), e atualmente pesquisa iniciativas de resistências à desinformação através de processos de educação midiática. A pesquisadora é orientada por Schneider, cuja atuação no combate à desinformação envolve, entre outras frentes, o projeto “Combate à desinformação no Brasil e na América Latina”, recentemente contemplado por edital do CNPq/MCTI.

O capítulo é fruto do trabalho apresentado em uma das divisões temáticas do evento, a Educomunicação. O texto, intitulado "Competência Crítica em Informação e Prática Docente: uma análise sobre a relação do professor com a desinformação", traz os principais resultados da pesquisa que investigou a relação cotidiana dos professores da Rede
Municipal de Ensino de Niterói (RJ, Brasil) com a informação e os desdobramentos dessa relação em suas práticas docentes, em específico no combate à desinformação. Entre os resultados, o material destaca a relação predominantemente utilitária
dos entrevistados com a informação, bem como a falta de formações e espaços de debate sobre o tema, que se desdobra em práticas pedagógicas fragmentadas de combate à desinformação.

A publicação internacional está em acesso aberto e é uma edição do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), localizado na cidade de Porto, Portugal, sob a coordenação de Cicilia M.Krohling Peruzzo Vasco Ribeiro Helena L. Dias Lima.

Para ler o material acesse o Repositório Aberto da Universidade do Porto.

O XVII Congresso Ibero-Americano de Comunicação - IBERCOM aconteceu em Outubro de 2022, com a promoção da Associação Ibero-Americana de Investigadores de Comunicação (ASSIBERCOM) - Brasil e a realização da Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Portugal.