Perspectivas Filosóficas em Informação

Pensar, agir e intervir: combate à desinformação na educação básica

 

Foi publicado na Revista Sociais e Humanas o artigo "Pensar, agir e intervir: ações de extensão para o combate à desinformação na educação básica", de Juliana Ferreira Marques (Universidade Federal da Paraíba-UFPB), Edvaldo Carvalho Alves (UFPB) e Ana Paula Alencar (Universidade Fluminense Federal).

O texto baseia-se na experiência extensionista “Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica e o combate à desinformação como ações de comunicação extra-muros”, que realizou oficinas de combate à desinformação junto a estudantes e docentes da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica (ECIT) Prefeito Oswaldo Pessoa, localizada em João Pessoa, Paraíba. Permeado por uma série de desafios, o projeto de extensão possibilitou a aproximação entre os saberes acadêmicos e a realidade escolar e evidenciou a importância da participação ativa de discentes e da oferta de aperfeiçoamento aos docentes com foco da competência crítica em informação e educomunicação, para o combate à desinformação.

A leitura traz possibilidades de articulação entre a competência crítica em informação e a educomunicação para o desenvolvimento de atividades extensionistas de combate à desinformação junto a estudantes e professores de ensino médio. Segundo as autoras e autor, "confrontadas por uma conjuntura de desinformação, instituições educacionais têm ressignificado a atuação não apenas direcionadas à formação com base no conteúdo curricular formal, mas, para suscitar em estudantes e professores um pensamento crítico e uma consciência a respeito do papel destes no enfrentamento a essa realidade".

A Revista Sociais e Humanas é um periódico quadrimestral do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A edição onde o artigo está publicado, Desinformação, Extrema Direita e Manipulação (v. 36 n.1 - 2023), compõe um Dossiê Temático que busca refletir sobre as causas, consequências e possíveis soluções para o problema.

Acesse o artigo na página de periódicos da UFSM.