Perspectivas Filosóficas em Informação

Projeto de Pesquisa 1

Cartografias da Desinformação: diagnósticos e métodos de resistência é um projeto de pesquisa coordenado pelo líder do Grupo Perfil-i, Dr. Marco André Feldman Schneider. Conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.

Descrição: Expressões como pós verdade, fake news, fatos alternativos, desordem informativa, entre outros, passaram nos últimos anos a gozar de uma notoriedade alarmante. Diversos indícios no ecossistema informacional contemporâneo sugerem uma época marcada por novas modalidades de mistificação customizada de multidões, com graves consequências políticas, sociais e ambientais. O objetivo geral deste projeto de pesquisa é dar sequência aos estudos que venho desenvolvendo nos últimos anos em torno da problemática da desinformação, parte de um programa de pesquisa mais amplo em torno da ética da informação. Seus objetivos específicos são 1) investigar a hipótese de que parte substantiva da desinformação contemporânea possui origens, princípios, meios, fins, forma e conteúdo similares a modalidades desinformacionais nazi fascistas do século XX; 2) avançar na consolidação da rede latino-americana do International Center for Information Ethics, rede internacional de pesquisa fundada pelo filósofo e documentalista uruguaio Rafael Capurro, da qual sou o atual presidente. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória, teórica, documental e organizacional, sobre a noção de desinformação e outras correlatas, como fake news, pós-verdade, infodemia, desinfodemia, anticiência, fake science e afins, com destaque para as teorias conspiratórias, bem como sobre ações de prevenção ou combate à desinformação. Essas ações situam-se nos campos educacional e regulatório. O segundo deles demanda um diálogo com a economia política da informação; o primeiro, apropriação crítica da literatura de referência sobre questões conexas, como as de relevância, credibilidade, necessidade informacional, autoridades cognitivas, competência em informação, competência crítica em informação e alfabetização crítica da mídia, em diálogo com o problema epistemológico da verdade imbricado com os dilemas éticos da liberdade.